Dissertação - Paola Lopes de Bem Linck

O movimento de atuação do Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino e seus desdobramentos no currículo de duas escolas municipais de Educação Infantil

Autor: Paola Lopes de Bem Linck (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa políticas educacionais e currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como temática a atuação do Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino e seus desdobramentos no currículo de duas escolas do município do Rio Grande. O trabalho se caracteriza por investigar o movimento de reorganização dos currículos das referidas escolas, após a publicação do documento orientador. A pesquisa está ancorada na perspectiva pós estruturalista, tendo como inspiração as contribuições de Michel Foucault noção de governamentalidade como racionalidade de um determinado tempo -, e de Stephen Ball - com o Ciclo de Políticas e a teoria da atuação. As operações de método realizadas são de cunho qualitativo, partindo da problematização foucaltiana e tendo como corpus analítico duas entrevistas realizadas com professoras-gestoras das escolas participantes. A partir do processo analítico foram organizados dois eixos, ambos desenvolvidos e apoiado nas concepções de saber/poder, enquanto ferramenta. No primeiro é apresentada a maneira como o Documento chega às escolas e passa a interpelar o seu currículo a partir de diferentes estratégias de normatização. No segundo é analisada a regulação da docência para que o currículo seja reorganizado, e as mudanças que ocorrem nos modos e fazeres pedagógicos destas estratégias de saber/poder. Os resultados obtidos apontaram que a atuação do documento orientador passou a interpelar o contexto das escolas ocasionando diversos efeitos específicos a cada realidade, o que se articula com a racionalidade neoliberal que vivenciamos hoje no Brasil e no município do Rio Grande, com base nestas políticas, pautadas nas competências e habilidades. Ainda assim, foi possível conceber movimentos de resistência, mesmo que incipientes, agindo como estratégias de fortalecimento para as práticas, a partir do próprio contexto e especificidade.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação infantilCurrículoDocumento orientador curricular do território rio-grandinoTeoria da atuaçãoRio Grande (RS)