Educar pessoas jovens e adultas no contexto da pandemia da Covid-19 : práticas pedagógicas de resistência no estado do Ceará
Autor: Antonio Jorge Ferreira Severino (Currículo Lattes)
Resumo
A dissertação intitulada "Educar pessoas jovens e adultas no contexto da pandemia da Covid-19: práticas pedagógicas de resistência no estado do Ceará", como já anuncia, se insere no estudo do período pandêmico. A pandemia potencializou os problemas já existentes na sociedade e na educação não foi diferente. Os educandos tiveram que enfrentar as adversidades que atingiram de forma mais intensa os/as sujeitos/as da Educação de Jovens e Adultos, pois esse público já possui históricos de exclusão devido as desigualdades de classe, raça e gênero. Educadoras e educadores, de forma inesperada e urgente, tiveram que dar continuidade às aulas no novo formato e desenvolver metodologias pedagógicas adequadas à nova realidade. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas mais recorrentes na EJA do Ceará no contexto da pandemia da Covid-19. E como objetivos específicos: i) mapear as práticas pedagógicas exercidas por professoras e professores na EJA do Ceará, entre março de 2020 a dezembro de 2022, durante a pandemia da Covid-19; ii) identificar se professoras/es desenvolveram práticas pedagógicas de resistência; iii) analisar os significados atribuídos as práticas pedagógicas de resistência, caso identificada. A composição do quadro teórico da pesquisa engloba as produções acerca da EJA, práticas pedagógicas e juventudes com o embasamento de autores como Freire (1987, 1991, 1996, 2000, 2014, 2020), Brandão (2002, 2008), Arroyo (2005, 2011, 2017), hooks (2013, 2015), Candau (1999, 2003, 2009), Gomes (2005, 2008, 2021) Sousa Santos (2010, 2007, 2020), Dayrell (2007), Abramo (2005, 2007) e Abromovay (2015). É uma pesquisa que consiste em um estudo descritivo, segundo Gil (1991), de abordagem qualitativa, de acordo com Moresi (2003), do tipo estudo de caso múltiplo e tem a narrativa como suporte de produção de dados, segundo Souza (2006). Como instrumentos de coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado e a realização de entrevista semiestruturada. Responderam ao questionário 91 professores que lecionam nos Centros de Educação de Jovens e Adultos - CEJAs, e, dentre estes, 11 foram entrevistados. Os resultados da pesquisa revelam que grande parte das/os participantes (73%) teve interação com os discentes dos CEJAs entre março de 2020 a dezembro de 2022. Destes, manteve a prevalência (61%) que declararam ter realizado práticas pedagógicas de resistência envolvendo temáticas que relacionam questões sociais e/ou de engajamento político. Ao analisar as considerações das/os professoras/es sobre significados e sentidos, é possível perceber uma atuação engajada de docentes dos CEJAs com pressupostos de Freire (1987, 2000) com vista no enfrentamento às desigualdades de raça, gênero e de classe. Essas temáticas foram dialogadas com discentes de diversas formas durante o período, que ocorreram através de ligações telefônicas, atendimento via Whatsapp, realização de leituras e exercícios, visita no domicílio, Google Meet, lives, oficinas e palestras em praça pública, por exemplo.