Lugar no terreiro : educando na marginalidade para a diversidade
Autor: Luiz Otavio Borges (Currículo Lattes)
Resumo
A presente dissertação é resultado da pesquisa realizada durante o Mestrado em Educação na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferença do Programa de pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Buscou-se dialogar com os terreiros de matrizes africanas da cidade do Rio Grande/RS, sobre as perspectivas de suas resistências e resiliências diante da marginalização das tradições de matrizes africanas em contraponto com o padrão hegemônico cristão brasileiro, e sobre as práticas de acolhimento e emancipação da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Intersex e todas as pessoas que se deslocam do padrão cisheteronormativo, na contramão das exclusões causadas por essa padronização das identidades e sexualidades. A pesquisa se deu através das perspectivas tradicionais de matrizes africanas, tendo como arcabouço principal a oralidade dos sujeitos participantes, bem como o conceito de escrita de si, buscando compreender como que um lugar já subalternizado, e perseguido pela demonização de seus ancestrais, tem como prática a alocação de outros sujeitos subalternos, e também perseguidos pela diligência da LGBTIfobia, aos locais de grande relevância dentro das suas tradições, compreendendo uma ação educativa que permeia a anulação dos processos de padronização das identidades dentro dos dogmas brancos, cristãos, cisheternormativos e eurocentrados. Percorrendo a expansão da espacialidade do conceito de terreiro, territorialidade e guetos LGBTI+ na cidade de Rio Grande/RS como locais de incipiência educacional dos saberes e acolhimentos das tradições/nações de matrizes africanas em relação a esta população.