A leitura e a escrita na Educação Infantil : problematizações sobre o curso alfabetização baseada na ciência
Autor: Estela Souza de Castro (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A pesquisa teve por objetivo problematizar e analisar as propostas da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e do Curso Alfabetização Baseada na Ciência (Curso ABC), para o trabalho com a leitura e a escrita voltadas aos professores da Educação Infantil em nível pré-escolar. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e documental, pautada nos princípios da análise de conteúdo. A dissertação está organizada em formato de quatro artigos produzidos ao longo do processo. O primeiro, intitulado "A relação da criança com a leitura e a escrita na Educação Infantil e o processo de alfabetização: uma revisão de literatura", apresentou uma revisão sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, trazendo em pauta reflexões acerca das concepções de alfabetização que permeiam tais discussões. O segundo artigo, "Estado do Conhecimento acerca da Política Nacional de Alfabetização (2019)", teve por objetivo mapear o que foi produzido cientificamente no país sobre a PNA entre 2019 e 2021. O terceiro, "As evidências do Neoliberalismo na Política Nacional de Alfabetização: uma análise do Decreto nº 9.765/2019", objetivou identificar princípios neoliberais na PNA além de termos e concepções nela recorrentes. No quarto e último artigo, intitulado "Curso Alfabetização Baseada na Ciência: uma ameaça à identidade da Educação Infantil?", foi problematizada a forma como as aulas modelo apresentadas nos módulos do ABC na Prática: Programa de Promoção de Competências Pré-Leitoras se aproximam ou se distanciam do que tem sido estudado sobre a identidade da Educação Infantil na contemporaneidade e do que defendem os documentos curriculares vigentes. O estudo evidenciou o tema da leitura e da escrita na Educação Infantil permeado por dissensos e disputas. Identificou que a PNA se mostrou alinhada à perspectiva neoliberal com a adoção do método fônico, vinculado a empresários e institutos do setor privado que defendem a eficiência do método em nome da valorização das evidências cientificas e dos especialistas. As análises dos módulos do ABC na Prática: Promoção de Competências Pré-Leitoras evidenciaram a desconsideração pelas conquistas e descobertas históricas, sociais e epistemológicas que há tempos vêm contribuindo para a construção da identidade da Educação Infantil e dos direitos das crianças, que se apresentam invisibilizados pelas propostas da PNA e de seus programas. Além disso, foi possível observar que as propostas determinadas pela PNA para a alfabetização e educação de crianças na Educação Infantil intencionavam o início de um projeto de sociedade em que os sujeitos, a começar pelos estudantes e pelos professores, não seriam estimulados a pensar, interagir e promover reflexões. Razão essa que coloca pesquisadores e professores em estados de alerta e de ação em favor da luta por uma educação de qualidade e que respeite seus direitos.