Dissertação - Sabrina de Castro Botelho

Trabalho docente individualizado e hiperprodutivo : problematizações a partir de reportagens do portal de notícias G1 durante a pandemia de Covid-19

Autor: Sabrina de Castro Botelho (Currículo Lattes)

Resumo

Esta Dissertação foi produzida no contexto da Linha de Pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A pesquisa investigou os significados reiterados em reportagens do portal de notícias g1 para designar os/as professores/as e sua atuação profissional durante a pandemia de COVID-19. Vincula-se aos Estudos Culturais em Educação, de inspiração pósestruturalista, e vale-se de conceitos como identidade, representação, modernidade líquida, sociedade de consumidores, cultura da mídia e pedagogias culturais para compor seu arcabouço teórico. Partindo da vertente teórica anteriormente mencionada, foram analisadas reportagens do portal de notícias g1, entendidas como artefatos culturais. A análise do material empírico conduziu à identificação de recorrências, possibilitando problematizar o trabalho docente individualizado e hiperprodutivo. A partir das análises desenvolvidas, conclui-se que as reportagens constroem representações sobre a docência pautadas na individualização da profissão, responsabilizando os/as professores/as por méritos e fracassos. Além disso, o trabalho docente durante a pandemia é caracterizado pela virtualidade e ubiquidade, sendo constantemente vigiado e regulado conforme os preceitos da hiperprodutividade. São modos de significar e viver a docência que se constituem no contexto da sociedade contemporânea, em que se verifica a exacerbação dos valores criados na modernidade.

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