Um olhar bioecológico sobre o atendimento educacional especializado de crianças da Educação Infantil mediado pelas linguagens artísticas
Autor: Kellen Alves Oliveira (Currículo Lattes)
Resumo
Essa dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas e tem como objetivo geral analisar à luz da Teoria Bioecológica, a repercussão das práticas pedagógicas mediadas pelas linguagens artísticas nos processos proximais no Atendimento Educacional Especializado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Educação Infantil em uma escola localizada no município de Rio Grande/RS. Discorremos a dissertação sob a perspectiva da TBDH de Bronfenbrenner, elencando possibilidades de pesquisa com crianças com TEA que experimentaram diferentes estratégias mediadas pela linguagem artística, enfatizando os processos proximais como molas propulsoras no desenvolvimento humano, em especial quando estamos abordando contextos educacionais como a escola. Percebemos que as práticas educativas a partir das artes motivam as crianças a um mundo de criação, de sensibilidade e de experiências que são capazes de potencializar seu desenvolvimento. A dissertação foi organizada em formato de artigos. Durante a pesquisa, nos apropriamos da Inserção Ecológica (CECCONELO; KOLLER, 2003) para a produção dos dados. Para a análise dos dados nos inspiramos na Teoria Fundamentada nos Dados e utilizamos o software Atlas.ti. As vivências proporcionadas pela pesquisa possibilitaram experiências às crianças participantes da pesquisa, contribuindo para desenvolvimento delas, assim como contribuíram para o desenvolvimento da pesquisadora, na sua forma de enxergar o mundo.