As diferenças em cena : pensando a Educação através de análises fílmicas
Autor: Anderson Luiz Gonzalez (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo problematizar as verdades que circulam no filme intitulado "Extraordinário" acerca das diferenças e dos movimentos de in/exclusão no contexto escolar. Para alcançar esse objetivo, esta pesquisa baseia-se nas contribuições dos Estudos Culturais, com ênfase em autores/as pós-estruturalistas e no pensamento de Michel Foucault no contexto do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rio Grande (PPGEDU/FURG), vinculado à linha de pesquisa "Políticas Educacionais e Currículo". Além disso, utiliza conceitos-ferramentas como in/exclusão, norma e artefatos culturais. Através da construção de três eixos de análise, desenvolvidos a partir das análises fílmicas e do movimento de decupagem do material empírico, este estudo demonstra como o referido artefato cultural promove certas concepções sobre o normal, o anormal, diferença e diversidade, assim como inclusão e exclusão, muitas vezes atribuindo uma visão salvacionista e redentora à diferença. No primeiro eixo, "A trama da inclusão: cenas de in/exclusão na escola", destacou-se algumas dinâmicas acerca da inclusão escolar, apontando que, muitas vezes, processos de inclusão e exclusão ocorrem simultaneamente, o que permitiu uma maior compreensão de como essas dinâmicas se manifestam no contexto escolar. No segundo eixo, "Assentos vazios, vozes silenciadas: o incômodo diante da diferença e sua tentativa de apagamento", abordou-se a questão da invisibilização das diferenças e como August Pullman (Auggie) enfrentava tentativas de apagamento para se conformar com a norma. Essa análise observou o desconforto enfrentado por indivíduos com singularidades diante da pressão para se encaixar em padrões pré-estabelecidos. O terceiro eixo, "Cenas extraordinárias: a exaltação e o comum", permitiu uma abordagem crítica sobre a exaltação das diferenças e como isso pode levar a uma visão salvacionista, criando uma suposta superioridade em relação ao outro. Isso levou a uma reflexão sobre a relação entre diversidade e diferença presente no filme. Ao analisar criticamente tais questões, evidencia-se a necessidade de desconstruir visões simplistas e hierárquicas das diferenças, buscando uma abordagem mais respeitosa e inclusiva, que contribua para a educação e a inclusão em espaços escolares.