As lives do "Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19" : uma proposta de formação continuada em rede
Autor: Taís Barbosa Rodrigues (Currículo Lattes)
Resumo
A pandemia da Covid-19 reconfigurou o formato do ensino presencial para o ensino remoto emergencial. De forma rápida e inesperada os professores tiveram que alfabetizar em um período de distanciamento social. Neste contexto, por meio do coletivo Alfarede, foi construído um evento online denominado Ciclo de Seminários sobre alfabetização em tempos de pandemia de Covid-19. A partir da realização deste evento intencionou-se investigar os elementos que configuraram as lives do Ciclo de Seminário como um espaço de formação continuada em rede e analisar a relevância desses para a formação continuada de professores. Este evento ocorreu durante o período do ensino remoto emergencial e contou com seis encontros virtuais, os quais promoveram o diálogo com professoras alfabetizadoras de diferentes regiões do país, apresentando e discutindo os desafios e as estratégias de alfabetizar remotamente. Para a produção e análise dos dados foram selecionadas duas lives, que foram assistidas, transcritas e analisadas, bem como os chats referentes a cada uma delas. A pesquisa se caracteriza enquanto qualitativa, com abordagem metodológica da netnografia devido à coleta de dados ser realizada em um ambiente virtual. Recorreu-se, ainda, à Análise Textual Discursiva (ATD) para a compreensão dos dados e construção das categorias analíticas. Para respaldar tais análises foram utilizados referenciais teóricos sobre formação continuada, especialmente os de autores como Nóvoa (2017; 2022), Imbernón (2009; 2010), Gatti (2008) e García (1999). Os resultados apontaram que o formato do evento do Ciclo de Seminários, embora diferente da formação no espaço físico, possui elementos que o caracterizam enquanto um espaço de formação continuada, haja visto que se constituiu por meio de rodas de conversas um espaço coletivo, colaborativo, dialógico, de partilha de saberes, trazendo por meio do diálogo reflexões sobre as distintas realidades e desdobramentos vividos pelos alfabetizadores no ensino remoto. Corroborando com a relevância destes espaços de formação continuada como um espaço que deve contribuir para a reflexão da prática docente, valorizando as trocas cotidianas, alavancando o trabalho colaborativo, possibilitando conexões e problematizações sobre a vivências e das alfabetizadoras, potencializando o desenvolvimento profissional das docentes da Educação Básica.