A Educação Física com a Educação Infantil e com os anos iniciais : práticas educativas dos/as professores/as no município de Rio Grande-RS
Autor: Robson Costa Soares (Currículo Lattes)
Resumo
A presente dissertação visa analisar como as professoras de Educação Física que atuam com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais na rede pública do Município de Rio Grande/RS mobilizam seus saberes docentes na elaboração das práticas educativas. O estudo foi realizado com as professoras que foram nomeadas para o cargo de Professor Nível II de Educação Física Educação Infantil e Anos Iniciais, que atuam nos dois ciclos. Adotou como metodologia a análise qualitativa e exploratória, a partir de um grupo focal com 4(quatro)professoras. A pesquisa visa identificar quais os conteúdos vêm sendo desenvolvidos e quais as práticas educativas que as professoras de Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Inicias vem realizando nas escolas Municipais de Rio Grande/RS. Conclui-se que a atuação do pesquisador contribui para as análises efetuadas, visto que estar inserido no contexto de pesquisa permite um olhar mais abrangente para a pesquisa em questão. Desse modo, pensando a Educação Física como uma disciplina que constitui o currículo escolar, busca-se problematizar as especificidades desse campo e mostrar a necessidade de vislumbrar trabalhos que destaquem sua relevância, sobretudo no que diz respeito ao âmbito educacional, devido ao fato de que há elementos que só podem ser trabalhados nessa instância, como a consciência corporal e a noção de corpo em movimento.