A participação de professores/as na cultura digital durante a pandemia de Covid-19 : uma análise de representações em reportagens da revista Nova Escola
Autor: Patrick Salazar da Silva (Currículo Lattes)
Resumo
Esta Dissertação foi produzida no contexto da Linha de Pesquisa Educação, culturas, identidades e diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A pesquisa buscou investigar e problematizar: como as reportagens da Revista Nova Escola, sobre pandemia e ensino remoto emergencial, representam professores/as e estudantes e sua relação com as tecnologias digitais? Quais significados são reiterados nas reportagens sobre a participação dos/as professores/as na cultura digital? Pelo viés dos Estudos Culturais em Educação, os conceitos de identidade, representação, modernidade líquida, sociedade de consumidores, cultura da mídia, geração, imigrantes e nativos digitais, foram mobilizados para a construção do aporte teórico. A Etnografia de Tela foi a abordagem metodológica escolhida para a operacionalização da pesquisa. No processo de análise foram construídas duas categorias, focalizando o trabalho docente com as tecnologias digitais a partir dos significados de cansaço, adoecimento e individualização e as relações de professores/as e estudantes com as tecnologias digitais com ênfase em dificuldades, desafios e exclusão digital dos/as alunos. Após concluir as análises das reportagens, enfatizo a importância de problematizarmos significados instituídos que descrevem as relações dos sujeitos escolares com as tecnologias digitais com base em oposições e construções identitárias essencialistas. Destaco a importância das redes de formação, entre escolas e Universidade, e o trabalho docente coletivo para a ressignificação dessas representações.