Docência e o ensino remoto emergencial : problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor: Manoela Mandagará Fuentes (Currículo Lattes)
Resumo
A presente Dissertação de Mestrado em Educação, intitulada "Docência e Ensino Remoto Emergencial: problematizando o fazer e a identidade profissional docente no Atendimento Educacional Especializado no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental" foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do PPGEDU da FURG. O estudo empreendido teve como cerne o fazer e a identidade docente, e buscou responder em sua narrativa, mesmo que provisoriamente, a seguinte questão: de que modo os/as professores/as que atuaram no Atendimento Educacional Especializado/AEE dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio Grande, mobilizaram seu fazer docente e, com isso, reorganizaram sua identidade profissional, durante o período de ERE - Ensino Remoto Emergencial? Tendo como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais em Educação, a pesquisa, de caráter qualitativo, em termos metodológicos, desenvolveu entrevistas semi- estruturadas com professoras que trabalharam no serviço de AEE, suscitando, após a produção dos dados, três categorias de análise: Identidade docente: vocação?; Pandemia, rotinas e trabalho feminino; e Docência, tecnologias e inventar-se. O estudo, em sua transitoriedade, suscitou a compreensão de que no período do ERE o fazer e a identidade docente foram acionados pelas representações culturais que reverberaram a docência enquanto vocação e, predominantemente, um trabalho feminino com rotinas de trabalho exaustivas. Nesse período, as professoras foram acionadas a reinventarem suas práticas pedagógicas pautadas no uso de instrumentos tecnológicos, por muitas até o momento desconhecido.