A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil
Autor: Mônica Costa Bueno (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação tem como tema central a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil, cujo problema de pesquisa é: Quais estratégias de governamento são acionadas pela BNCC no intuito de regular a docência na Educação Infantil?. Para a construção desse estudo me apoio nas contribuições de autores considerados pós-estruturalistas e recorro aos aportes dos estudos de Michel Foucault, sendo que utilizo como ferramenta teórico-analítica o Governamento. Este estudo está inscrito na linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Para desenvolver minha dissertação faço uso da abordagem qualitativa, problematizadora e analítica e empreendo a análise documental da versão final da BNCC direcionada à Educação Infantil, publicada em dezembro de 2017 e os documentos que legitimam sua elaboração e implementação nas instituições educativas direcionadas a esta etapa da Educação Básica. Para isso, além da BNCC, empreendo a análise dos documentos produzidos para fazer a Base virar realidade, existentes na página do Ministério da Educação - MEC referente á BNCC e o Programa de apoio á implementação da BNCC - Pró BNCC. Por fim, para concluir este movimento, direciono minhas análises para a página referente ao Movimento pela Base. A partir da análise destes materiais, estabeleço dois eixos de análise: O primeiro eixo de análise intitulado "Uma cadeia articulada para fazer a BNCC chegar às instituições de Educação Infantil" analisa como MEC em regime de colaboração entre União, Estados e Municípios, vem se articulando, desde sua homologação ocorrida em dezembro de 2017, para fazer a Base ser implementada nas Instituições de Educação Infantil. No segundo eixo, intitulado "A docência regulada: como os discursos operados nestes documentos chegam às professoras?" analiso como os discursos operados na Base e nos materiais veiculados configuram-se como estratégias potentes no processo de implementação desta política curricular. Desta forma, percebi duas estratégias que são acionadas pela BNCC: o Governamento em cadeia; e a linguagem operada. Tais estratégias operam por meio de mecanismos, de ações, de práticas bem sucedidas, que convocam e subjetivam as professoras a tornarem-se empreendedores das práticas pedagógicas e curriculares.