Os desafios do trabalho docente em escolas públicas estaduais do município de Rio Grande-RS frente ao ensino remoto durante a pandemia mundial da Covid-19
Autor: Selene Barenho Soares (Currículo Lattes)
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), na linha de pesquisa: Formação de professores e práticas educativas - Nível Mestrado - da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e tem como tema: os desafios do trabalho docente em Escolas Públicas Estaduais no Municipio de Rio Grande/RS frente ao ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. No início do ano de 2020, ficamos imersos em um tempo de mudanças através da necessidade de isolamento social devido a Pandemia da Covid-19. Em meio a uma pandemia jamais vivida, encontramos uma enorme desigualdade social e o não acesso de um grande contingente da população brasileira às necessidades vitais de sobrevivência. Este estudo partiu das inquietações e transformações que vivenciamos em nossa sociedade nesse momento marcante em nossa história, dando ênfase a área da Educação e ao trabalho docente neste período. Tendo como objetivo identificar e analisar como professores da Educação Básica Pública Estadual do Município de Rio Grande - RS lidaram com as mudanças em relação a sua prática pedagógica nos tempos de ensino remoto (método de ensino adotado pelas Escolas frente à Pandemia) no decorrer do ano letivo de 2020, buscando compreender como os professores perceberam a mudança de sua prática pedagógica e de suas condições de trabalho no momento de pandemia, e analisando elementos de formação continuada oferecidos aos docentes e as ferramentas utilizadas pelos mesmos no Ensino Remoto. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter exploratório, se deu mediante a utilização de grupos focais com questões previamente formuladas tendo como sujeitos de pesquisa professores da Rede Estadual Pública do município de Rio Grande - RS, atuantes como docentes no Ensino Fundamental de diferentes Escolas Estaduais Públicas do município, localizadas em zonas da periferia. Vale destacar que esta investigação se utilizou da análise temática reflexiva, a qual, apesar de ser flexível, não é apenas descritiva, pois é principalmente reflexiva, interpretativa ou analítica. Nesse sentido, a análise do corpus leva-nos a três categorias centrais, das quais subcategorias emergem. Obteve-se, portanto, as seguintes categorias centrais: a) Superexploração da força de trabalho, b) Desgaste dos trabalhadores da educação e c) condições precárias e o exercício docente. É preciso atentar-se para a razão de que, através do corpus analisado, advém o fato a primeira categoria leva à reflexão acerca da pulverização da rotina de trabalho, à negligência em relação ao despreparo dos professores e à adequação a um cenário incerto sem preparo, sob pressão. A segunda categoria aponta para a concepção de sujeitos como peças de engrenagens, via comparação com uma produção fabril de linha de montagem, já que a "educação não pode parar". Finalmente, a terceira categoria leva-nos a pensar acerca da falta de acesso à internet, da condição socioeconômica dos alunos e da falta de recursos.