Dissertação - Erasmo Soares dos Santos

Entre o público e o privado : uma análise da parceria entre o instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)

Autor: Erasmo Soares dos Santos (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As práticas do neoliberalismo no sistema educacional brasileiro são um problema que, principalmente a partir da década de 1990, vem ganhando notoriedade, sobretudo quando tratamos de grandes empreendimentos na região amazônica. Neste caso, o presente estudo tem como referência geográfica a cidade de Juruti, localizada no oeste do Estado do Pará, onde se estabeleceu a Aluminum Company of America (Alcoa), empresa essa que faz a extração e exportação do minério da bauxita. Entretanto, a atuação da Alcoa não se restringe à exploração do minério, uma vez que, por meio do Instituto Alcoa, realiza parceria público-privada com o setor público municipal com ações presentes em vários setores da sociedade local: do setor social ao educacional. Portanto, o objetivo central deste estudo é compreender como funciona a parceria público-privada entre o Instituto Alcoa (IA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Juruti) e no âmbito da gestão educacional. O estudo trabalha conceitos como neoliberalismo, privatização da educação, parceria público-privada, entre outros. Teve suporte teórico de autores como Corsetti e Strasburg (2021), Hypolito (2015), Harvey (2008), Laval (2019), Ball (2014) e Shiroma e Evangelista (2014). Metodologicamente, o estudo foi realizado a partir da análise de fontes documentais e orais. Na análise documental foram consultados o Termo de Parceria celebrado com a SEMED e os cadernos de formação ofertados aos gestores escolares pelo Instituto Alcoa. No que se refere à história oral, foram ouvidos cinco gestores escolares que aderiram à formação proposta pelo IA. Assim, a pesquisa contou com suporte teórico de Nora (1993), Josso (2004, 2007), Alberti (2012), Thompson (2002), Bacellar (2010). Por fim, pode-se observar uma precária efetivação do que a Parceria-Público-Privada (PPP) em Juruti se propõe a fazer, o que, por sua vez, evidencia a fragilidade dos discursos do desenvolvimento local, sendo este, no presente caso de estudo, liderado pelo gerencialismo neoliberal.

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Palavras-chave: Administração da educaçãoParceria público-privadaGestão escolarJuruti (PA)ParáInstituto Alcoa