Futsal misto : vivências entre gêneros através do esporte - um estudo no município do Rio Grande/RS
Autor: Andre Luis Martins Pinto (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação, intitulada "Futsal Misto: Vivências Entre Gêneros Através do Esporte - Um Estudo no Município do Rio Grande/RS", explora e problematiza a experiência e a participação na terceira edição do torneio de futsal misto no bairro Cassino em Rio Grande/RS, lugar desta pesquisa. O presente estudo faz parte da linha de pesquisa de Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG). Tem como objetivo geral compreender como os(as) participantes, ou seja, os jogadores e as jogadoras e os organizadores e as organizadoras, percebem a prática do futsal realizada de forma mista. E, de maneira especifica, entender como eles/elas percebem a prática do esporte realizada de forma mista na/da escola pública, assim como investigar a percepção da temática de gênero no contexto da competição mista e do esporte, através dos discursos obtidos por meio de dados coletados em entrevistas semiestruturadas. As transcrições foram realizadas através do aplicativo de mensagens instantanêas telegram com o recurso do transcriber bot, um aplicativo interno que transformou os áudios em texto, logo após foram aprofundadas e interpretadas por meio de uma análise temática reflexiva, sendo debatidas com autores/as que abordam as temáticas em questão. A abordagem metodológica adotada é qualitativa. Explora o esporte fora do ambiente escolar e justifica-se no âmbito do debate sobre esporte e a questão da desigualdade de gênero, temas que consideramos urgentes no contexto das práticas educativas escolares. O estudo problematiza as oportunidades oferecidas pela prática de aulas mistas como uma ferramenta essencial para promover a coeducação. Esse enfoque prioriza a equidade entre os gêneros, ao estabelecer um ambiente propício à reflexão mútua. Seu propósito é reduzir desigualdades e desconstruir estereótipos de gênero, criando assim um espaço educacional inclusivo e diversificado. Como desdobramento da pesquisa, constatou-se que as falas dos participantes envolvidos nessa experiência contestaram estereótipos e formas de violência de gênero, realçaram os vínculos de amizade e sublinharam a importância das regras para a inclusão das meninas, além de destacar o impacto do torneio na mitigação das desigualdades de gênero. Foi ressaltada a relevância de desenvolver novos projetos mistos na cidade. No entanto, expressaram ceticismo em relação à viabilidade de modalidades esportivas mistas profissionais no futsal e/ou futebol. Além desses, criticaram as aulas livres na educação física escolar, que tendem a excluir meninas e indivíduos menos habilidosos, principalmente quando as atividades são segregadas por gênero, evidenciando a ausência da possibilidade de uma abordagem coeducativa. Da mesma forma, sinaliza a necessidade da criação de políticas esportivas e iniciativas comunitárias fora do contexto escolar, promovendo uma mudança gradual em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. Enseja-se que a pesquisa possa oferecer à sociedade alternativas e estratégias eficazes para lidar com as desigualdades de gênero no contexto do esporte e, consequentemente, influenciar de forma positiva o âmbito escolar. Além disso, se considerarmos a voz ativa dos/as participantes desta pesquisa, podemos ter uma base sólida para reflexões e tomadas de decisões sobre a temática.