Dissertação - Milene Gonzalez Lopez Bandeira

BNC-Diretor escolar e suas implicações na gestão da escola pública

Autor: Milene Gonzalez Lopez Bandeira (Currículo Lattes)

Resumo

A pesquisa aqui apresentada vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, na linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo, e tem como objeto de análise a Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar - BNC-Diretor Escolar. Entende-se a BNC-Diretor Escolar como mais uma política de base que busca definir competências e atribuições para o trabalho dos/as diretores/as das instituições de Educação Básica. Mesmo que seja uma política ainda não homologada, apresenta-se como um potente objeto de estudo. Realiza-se uma investigação qualitativa de cunho documental na qual utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo na problematização da proposta da BNC-Diretor Escolar. Buscou-se identificar no referido documento as concepções de gestão, o perfil do diretor/a e a compreensão da atividade gestora a partir das prescrições curriculares, além de problematizar suas possíveis implicações na gestão da escola pública. Destaca-se também a relação de tais indicativos com os ideários neoliberais e com a perspectiva de uma gestão democrática. A produção de dados indicou que o documento alinha-se às políticas neoliberais para a Educação Básica, pois constitui como objetivo a promoção da performatividade na escola para o alcance de resultados através das avaliações externas. Além disso, notou-se que o documento carrega fortes concepções gerencialistas para a atuação dos/as diretores/as escolares, atribuindo a estes/as a responsabilidade de promover a eficiência e produtividade nas instituições escolares. A gestão democrática que é levantada no documento como um aspecto necessário para a participação da comunidade na escola, não sobrepõe-se aos sentidos de gestor/a empresarial defendidos em seu escopo. Concluiu-se que a BNC-Diretor Escolar busca através da definição de competências e atribuições aos/às diretores/as escolares, estabelecer um padrão ético e moral, reconfigurando a identidade docente desses/as profissionais da educação.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EducaçãoDireção escolarPolítica educacionalEducação escolar básicaGestão escolarBase Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC-Diretor Escolar)