A nova gestão pública & a gestão educacional da Colômbia
Autor: Gerson Andres Alvarado Pineda (Currículo Lattes)
Resumo
O presente projeto de dissertação vinculado à linha de pesquisa de Políticas Educacionais e Currículo pertencente ao programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Rio Grande FURG tem como objetivo discutir como o modelo de gestão pública ou new public management teve características importantes que afetaram a gestão educacional colombiana por meio de um análise documental de leis e decretos e do contexto. O trabalho é desenvolvido primeiramente em uma apresentação do conceito de gestão e de sua exibição como gestão educacional seguidamente apresenta-se a nova gestão pública e suas características, como são seu senso de resultados e privatização. Em seguida, é feita uma abordagem do quadro educacional colombiano com a revisão documental pertinente, onde se identificam essas características da nova gestão pública em torno de racionalizações como eficiência de recursos, descentralização e gestão. São dadas aplicações particulares e achados como o sentido da qualidade, raciocínio neoliberal e o gerencialismo empresarial para os governos departamentais e municipais do país em três focos: a descentralização, as parcerias público privadas e a avaliação e, finalmente, são apresentadas algumas conclusões e recomendações sobre a política educacional.