Entre bloqueios e desbloqueios : a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no período pré, inter e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores e professoras
Autor: Paulo Santos Lima Júnior (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais e currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, é constituída por uma introdução, um ensaio, uma entrevista e um artigo e dedicou-se à investigação acerca de duas grandes suspeitas, que juntas, configuram uma problematização que dura: o uso e incorporação, ou não, das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs nas práticas escolares de professores e professoras, nos períodos que antecederam a pandemia da COVID-19 (pré-pandêmico), durante a pandemia (pandêmico) e no que a sucedeu (pós-pandêmico). A questão central em torno da qual a pesquisa se desenvolveu foi: "Por que a escola não muda?". Inspirados em uma pesquisa desenvolvida por Danilo Gandin no início da década de 1980 que investigou, entre outras categorias, a disruptura entre doutrina e prática na inovação tecnológica, partimos de duas suspeitas iniciais: a) uma possível relutância ou bloqueio da escola, ao longo do tempo, em incorporar tecnologias educacionais em seus processos diários; b) um possível desbloqueio desta incorporação durante a pandemia da COVID-19 (2020-2022). A realização de uma entrevista em 2022 com o professor nos ajudou, ao longo do texto, a demonstrar a primeira suspeita como um problema que dura. Rastreamos as tecnologias educacionais neste período pandêmico investigando pontos que possibilitaram unir aquilo que foi a pergunta de pesquisa de Gandin (1980) - Por que a escola não muda? - e, o que experimentamos, na percepção de professores e professoras, durante a pandemia da COVID-19. A segunda suspeita está expressa nas seguintes perguntas: teria a pandemia da COVID-19 ao privar professores, professoras e estudantes do contato diário em sala de aula, ao mesmo tempo possibilitado o desbloqueio no uso e incorporação de diversas TDICs para tornar possível a continuidade dos processos escolares neste período? O nível de uso destas tecnologias se manteve no período pós-pandêmico ou retrocedeu ao nível que tínhamos antes da pandemia? Com o objetivo de rastrear as práticas educativas no período e inventariar as percepções de professores e professoras das redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Sul, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa cuja amostra envolveu 250 professores e professoras atuantes nas redes pública, privada ou em ambas. Foi utilizado um questionário estruturado criado no Google Formulários, através do qual foi investigado o status de cada professor em relação à sua incorporação e uso das TDICs em sala de aula nestes três momentos da pandemia da COVID-19. Com base na análise dos dados produzidos pela pesquisa, evidenciou-se a inovação como pouco presente no cotidiano da sala de aula e, identificaram-se diferenças entre a incorporação e uso destas tecnologias nos três períodos avaliados, sugerindo uma tendência de rebloqueio deste uso no período pós-pandêmico, ou de retorno deste uso aproximado ao status pré-pandêmico.