A pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos para o currículo de uma escola de Educação Infantil de São José do Norte/RS
Autor: Ana Carolina Scott-Hood dos Santos (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), inserida na linha de Políticas Educacionais e Currículo, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e teve como problema de pesquisa: "Quais desdobramentos a pandemia de Covid-19 produziu no currículo da Educação Infantil a partir das estratégias postas em ação em uma escola de Educação Infantil de São José do Norte/RS?". A pesquisa está ancorada na perspectiva pós-estruturalista, com as contribuições do filósofo Michel Foucault, utilizando o governamento biopolítico como ferramenta analítica. As discussões realizadas evidenciam uma concepção de currículo e de Educação Infantil como um espaço de direitos conquistados para as crianças de 0 a 5 anos, onde estas possam vivenciar e experienciar através de múltiplas linguagens. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise qualitativa e documental, tendo como corpus analítico dois planos de ação elaborados pela escola participante durante a pandemia de Covid-19. Através do movimento analítico, foram organizados dois eixos. No primeiro, foi realizada uma discussão acerca das estratégias de acesso postas em ação pela escola de Educação Infantil durante a realização do ensino não presencial. No segundo eixo, foram apresentados os possíveis desdobramentos ocasionados no currículo e nas propostas pedagógicas. Após análise dos documentos, a investigação evidenciou que as estratégias de acesso utilizadas pela escola, o uso das redes sociais para envio de materiais e propostas, e os materiais impressos fisicamente, resultaram no imbricamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como regulação do currículo e da docência através do desenvolvimento de competências e habilidades, evidenciando uma concepção de preparação que se desdobrou no enfraquecimento do espaço e tempo da Educação Infantil como lugar de experiências.