Avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto emergencial : um estudo com docentes do 1° ano do Ensino Fundamental no município do Rio Grande/RS
Autor: Katiuscia Rodrigues de Campos (Currículo Lattes)
Resumo
A presente dissertação de mestrado "Avaliação da aprendizagem em tempos de Ensino Remoto Emergencial: um estudo com docentes do 1º ano do Ensino Fundamental no município do Rio Grande/RS" faz parte da linha de pesquisa Educação, Culturas, Identidades e Diferenças, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Nesta dissertação de mestrado, tenho como objetivo compreender de que forma a avaliação da aprendizagem foi desenvolvida pelas docentes com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental durante o Ensino Remoto emergencial, bem como quais representações de avaliação foram/são assumidas e desenvolvidas pela docente nas aulas virtuais. Dessa forma, o referencial teórico que o embasa abrange os conceitos de Avaliação da Aprendizagem sob o viés de Juan Manuel Méndez; Jussara Hoffmann; Cipriano Luckesi e Maria Teresa Esteban, atrelado aos Estudos Culturais em Educação, na vertente pós-estruturalista, tendo como inspiração as teorizações de Stuart Hall através dos conceitos-chaves de Cultura, Identidade e Representação. Para tanto, realizei entrevistas com duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino do Rio Grande/RS, que atuaram durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia que subsidia esta pesquisa diz respeito à realização de entrevistas semiestruturadas por meio de abordagem qualitativa, com recorte temporal de 2020. A partir das análises, pude responder à problemática desta pesquisa que buscou analisar, respectivamente, a construção da professora-alfabetizadora; a compreensão acerca da avaliação na e para a organização do trabalho pedagógico durante o ERE, e, de que forma esta forma de ensino que se fez presente na maioria das escolas brasileiras foi desenvolvida.