VIVÊNCIAS DA MEDITAÇÃO COM A/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ressonâncias no processo educativo das crianças
Autor: Priscila Mirapalheta Conceição (Currículo Lattes)
Resumo
O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, investigou as vivências da meditação na Educação Infantil, com foco em práticas corporais lúdicas centradas na corporalidade e no movimento, realizadas com concentração e atenção. O objetivo central de estudo foi analisar as percepções de uma professora a partir das vivências meditativas aplicadas com crianças da Educação Infantil. Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo analisou as percepções de uma docente sobre a aplicação dessas práticas com crianças de dois a três anos de idade, pertencentes a uma turma de maternal nível I de uma escola privada no município de Rio Grande/RS. A geração dos dados aconteceu no período de janeiro, em quatro semanas, no ano de 2023. O eixo de análise conta com dois diários de campo, sendo um da pesquisadora e outro da professora. A análise dos dados, coletados através de Diários de Campo e categorizados conforme a metodologia de Bardin (2011), revela que as interações durante as práticas meditativas são significativas, refletindo um alto nível de envolvimento e eficiência. A dissertação estrutura-se em três artigos: 1) Reflexões docentes sobre vivências da meditação com crianças da Educação Infantil; 2) As Vivências meditativas como estratégia educativa: uma análise bioecológica e 3) Um estudo na Educação Infantil: vivências da meditação e um olhar para a corporiedade. Neste contexto, as vivências da meditação na Educação Infantil têm um impacto positivo e significativo no desenvolvimento emocional e corporal das crianças, além de promover um ambiente educativo mais sensível e dinâmico. A pesquisa evidencia que as vivências meditativas se revelam como uma estratégia pedagógica importante para criar um ambiente de aprendizado mais significativo e respeitando as singularidades de cada criança, recomendando-se a continuidade e expansão dessas práticas para potencializar o desenvolvimento e o bem-estar no ambiente escolar na infância.