Avaliação da alfabetização : um estado do conhecimento
Autor: Letícia Rodrigues Benites (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, à linha de Formação de professores e práticas educativas e tem como objetivo geral mapear o que vem sendo produzido sobre avaliação da alfabetização em teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação em educação. Os objetivos específicos são identificar as discussões sobre avaliação da alfabetização nos trabalhos localizados, agrupar os resultados dos trabalhos localizados, considerando semelhanças e diferenças e analisar o que vem sendo produzido em pesquisas sobre avaliação na alfabetização a fim de mostrar tendências, ausências e contribuir para novos estudos. Como metodologia foi utilizada pesquisa tipo Estado do Conhecimento de Morosini, Santos e Bittencourt (2021) que consiste na realização de quatro etapas: Bibliografia Anotada, realizada através do registro das pesquisas encontradas após busca na BDTD, Bibliografia Sistematizada, que consiste na análise das pesquisas que foram elencadas na primeira etapa, Bibliografia Categorizada, onde os dados da pesquisa são elencados em categorias e por fim, Bibliografia Propositiva, em que são registradas as proposições feitas pelos pesquisadores, assim como novas pertinentes ao tema elaboradas pela pesquisadora. Como resultados, a pesquisa obteve que as avaliações externas são realizadas em caráter obrigatório, havendo falta de diálogo com os professores. Estas avaliações em alguns casos estão moldando as aulas quando os professores ou as escolas sentem a necessidade de preparar os educandos para que alcancem bons resultados. Quanto às avaliações internas, realizadas em sala de aula, foi possível perceber que a maioria dos educadores apresenta uma visão teórica de avaliação formativa, mas que, na prática ainda são evidenciadas avaliações ao final do período, não sendo estas consideradas para organização das aulas e elaboração do planejamento. Há falta de formação adequada, seja nos cursos de graduação ou na formação continuada em relação às necessidades percebidas no desenvolvimento da prática pedagógica, assim como de momentos de partilha, troca e aprendizado nas escolas. A necessidade de formação e informações adequadas aos profissionais da educação, também foi observada. Desta forma, este trabalho contribui para que possa haver discussões mais aprofundadas nesta área tão importante que é a avaliação da alfabetização oportunizando conhecimento de aspectos abordados em outras pesquisas para reflexão sobre as ações de outros pesquisadores e profissionais da área da educação.