Dissertação - Juliana Silva Cabrera

Os impactos nas rotinas das famílias de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do ensino remoto emergencial e a retomado das atividades presenciais no município de Rio Grande/RS

Autor: Juliana Silva Cabrera (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e está vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e práticas educativas. A mesma teve como objetivo analisar os impactos do ensino remoto emergencial e do retorno às atividades presenciais nas rotinas e nos sentimentos vivenciados por famílias de alunos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município do Rio Grande/RS. A orientação de isolamento social e a suspensão das atividades escolares, no ano de 2020, transformou os lares em ambientes multifuncionais, exigindo das famílias uma reorganização das rotinas e da gestão do tempo, haja visto que adultos e crianças passaram a conviver e desempenhar, majoritariamente, todas as suas atividades em casa. Ainda que no ano de 2022 as atividades escolares tenham sido retomadas de forma presencial no município do Rio Grande/RS, as famílias tiveram que manter cuidados em relação à Covid-19, o que exigiu delas outras reorganizações. Desse modo, a pesquisa de natureza qualitativa, foi pautada na análise documental (Le Goff, 1990). Logo, teve como corpus analítico as transcrições de 05 encontros de grupos focais realizados entre 2021 e 2022, com oito mães de alunos que frequentavam à época os anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do município do Rio Grande/RS. Tais transcrições encontram-se salvaguardadas em acervos digitais do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (Geali) e do Centro de Memória da Educação (Cemedu). Os dados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011), e evidenciaram mudanças nas dinâmicas familiares com adaptações significativas para acomodar as demandas do ensino remoto emergencial, que foram predominantemente manejadas por mães, ocasionando nestas uma sobrecarga emocional e de trabalho. Além disso, os resultados apontaram que as dinâmicas constituídas em decorrência da pandemia da Covid-19 geraram inúmeros sentimentos nas famílias, em que o medo, a insegurança, a proteção desencadearam uma sobrecarga emocional. Conforme as narrativas das mães, esses sentimentos afetaram negativamente, em alguns momentos, as relações familiares e, em outros, permitiram maior apoio à aprendizagem dos filhos e o fortalecimento dos vínculos afetivos. A pesquisa destacou, ainda, as desigualdades sociais exacerbadas pela pandemia, em que o acesso desigual às tecnologias e ambientes adequados para o aprendizado comprometeram a aprendizagem das crianças. Alunos de classes mais favorecidas tiveram melhores condições de adaptação, enquanto aqueles em situação de vulnerabilidade social enfrentaram desafios que acentuaram as disparidades no sistema educacional.

TEXTO COMPLETO

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