Docência e cibercultura : uma análise de perfis do Instagram de professoras da Educação Infantil criadoras de conteúdos digitais
Autor: Ariane Quevedo Acosta (Currículo Lattes)
Resumo
Esta Dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Culturas, Identidades e Diferenças, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), buscou investigar os formatos e os conteúdos compartilhados em dois perfis de professoras na rede social virtual Instagram. A partir desse material empírico, a pesquisa identificou saberes docentes que perpassam os significados compartilhados em postagens, stories (publicações temporárias), vídeos curtos e em materiais didáticos comercializáveis anunciados pelas professoras. Esse movimento investigativo possibilitou, de forma mais ampla, problematizar as correlações entre os perfis das professoras, disponíveis na referida rede social virtual, e as condições da sociedade contemporânea, organizada pelos princípios da cultura da mídia e do consumo. Para a operacionalização da pesquisa adotou-se a Etnografia de Tela, abordagem metodológica que considera a internet como fonte e local de pesquisa, para análise dos perfis do Instagram de duas professoras produtoras de conteúdos digitais. Os resultados colocam em destaque o investimento pessoal das docentes na produção de conteúdos compartilhados no Instagram, a recorrência de postagens sobre desafios relacionados ao mal-estar docente, de estereótipos depreciativos sobre a profissão, bem como saberes docentes associados à tradição pedagógica. Ademais, as análises sinalizam a necessidade de reflexões atentas e críticas acerca dos conteúdos disponíveis e extraídos das redes sociais virtuais, especialmente quando se configuram como modelos de propostas pedagógicas direcionadas, indiscriminadamente, à formação de crianças da educação infantil. Por fim, a pesquisa evidencia a premente necessidade de formação docente sobre a sociedade contemporânea e a cultura da mídia, para problematização das práticas e dos saberes profissionais reproduzidos e compartilhados em ambientes digitais, como as redes sociais virtuais. Destaca-se ainda a relevância de considerarmos as implicações éticas do compartilhamento de conteúdos digitais relacionados à escolarização, em específico os que se dirigem à formação educacional e ao desenvolvimento das crianças na educação infantil.