Dissertação - Leonardo de Souza Rodrigues

Avaliação nos projetos sociais esportivos em cidades do extremo sul do Rio Grande do Sul : práticas educativas para além da educação formal

Autor: Leonardo de Souza Rodrigues (Currículo Lattes)

Resumo

Inserido na linha de pesquisa formação de professores e práticas educativas, este estudo surge a partir da incipiência de estudos no tema que abrange os projetos sociais esportivos (PSEs). Por sua vez, este trabalho busca problematizar como os procedimentos de avaliação vêm sendo trabalhados na gestão dos PSEs de municípios do extremo sul do Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo compreender se e como estão ocorrendo as práticas avaliativas por parte da gestão de projetos sociais esportivos (PSE) localizados em cidades da região sul do Rio Grande do Sul. A fim de realizar um levantamento em relação à literatura científica em torno da avaliação de projetos sociais esportivos foi percebida a diminuta quantidade de obras que contemplam esse assunto. Diante disso, o levantamento de artigos a serem considerados como referencial teórico desta pesquisa envolve a avaliação em projetos sociais, sem necessariamente se constituírem a partir de práticas esportivas. A investigação concentrou-se em entrevistas de roteiro semiestruturado com nove representantes (gestores e coordenadores) de PSEs. Além disso, busca-se a partir de documentos, sendo eles oficiais ou não, recorrer à uma análise que proporcione a comparação e complementaridade das falas dos agentes entrevistados. Dentre os principais achados da pesquisa destaca-se para a necessidade de planejamentos prévios, avaliação e relatórios por parte de PSEs desenvolvidos através de Organizações do Terceiro Setor, dada a obrigação de prestar contas das atividades realizadas. Embora os PSEs sejam propostos por esse tipo de Organização, nem todos operacionalizam avaliações da mesma forma, tendo que realizá-la, em alguns casos, a partir de um modelo fornecido pela instituição financeira. Ainda que uma das Organizações pesquisadas não faça parte do Terceiro Setor, a presença de avaliações condiz com a necessidade de relatórios à parceria que mantém. Com base nos achados desta pesquisa, é possível adotar os procedimentos utilizados pelos proponentes entrevistados em outros PSEs, além de constituir-se como referência ao tratar sobre a avaliação de PSEs. O reconhecimento desses processos avaliativos por parte de seus proponentes possibilitará a regulação das práticas educativas e sociais, compreendendo a importância de elencar objetivos e avaliações pertinentes ao que se propõe atingir como resultado de suas ações, podendo assim, influenciar positivamente na formação de professores e instrutores. Cabe a partir do que foi encontrado nesta pesquisa discutir os elementos que constituem os documentos acessados, bem como aqueles ressaltados nas entrevistas, implicando em pesquisas que contemplem a formalização e investimento recebido pelos PSEs. Levando em consideração o processo metodológico utilizado, tem-se como limite desta pesquisa a impossibilidade de acesso aos documentos oficiais de cada PSE anteriormente às entrevistas com os seus agentes. Na intenção de compreender as metodologias que são utilizadas para atingir os objetivos e metas de cada PSE sugere-se, para pesquisas futuras, a entrevista não apenas com gestores, mas também os professores atuantes nessas instituições.

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Palavras-chave: EducaçãoSociologia do esporteProjetos sociais esportivosGestãoAvaliação