O caráter capitalista da BNC-Formação : a competência enquanto ordenadora da reforma
Autor: Carolina Caporal Dantas Costa (Currículo Lattes)
Resumo
A pesquisa proposta está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na linha de pesquisa de Políticas Educacionais e Currículo. Traçou-se por objetivo neste estudo analisar como a BNC-Formação engendra a reforma da formação dos profissionais da educação através da categoria competência, adequando a formação inicial dos profissionais da educação básica aos interesses do modo de produção capitalista. Buscamos no desenvolvimento da pesquisa caracterizar as camadas que organizam a correlação de forças manifestada na disputa do campo de formação partindo do conceito de Estado Capitalista, perpassando pelo histórico das diretrizes de formação de professores e traçando uma análise sobre a categoria competência. Os pressupostos teóricos que orientaram a presente pesquisa ancoram-se na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa, assim como o processo de estudo dos documentos e de produção e análise dos dados coletados. A pesquisa identificou uma reorientação da prática pedagógica nos cursos de formação, antes era organizada em torno de uma concepção formativa de docência que compreendia um exercício articulado à unidade teoria-prática desde os processos ensino e aprendizagem até a organização e gestão da educação básica para uma prática voltada para a construção de competências. Ratificamos o intento de desvelar o que o projeto de formação em voga pretende para a formação de professores partindo de sua institucionalização e enfatizamos a necessidade de revogação da BNC-Formação. A educação brasileira e suas nuances não podem estar conformes à relações de produção, ainda que estejam, imbricadas no sistema capitalista.