Dissertação - Sheila Pedroso da Conceição

Percepções de professoras alfabetizadoras do município do Rio Grande/RS sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Autor: Sheila Pedroso da Conceição (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação situa-se na linha de pesquisa Políticas educacionais e currículo ou Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, teve como objetivo compreender as concepções das professoras alfabetizadoras sobre formação continuada e os saberes produzidos por elas no processo de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC. O estudo foi realizado com oito professoras alfabetizadoras que participaram das formações do PNAIC no município do Rio Grandes no período de 2013 a 2015. O estudo insere-se no campo da pesquisa qualitativa e os dados foram coletados a partir de entrevistas, as quais foram gravadas e transcritas e produziram o corpus de análise. Como ferramenta de análise de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva - ATD de Moraes e Galiazzi (2013), resultando em três categorias finais. A primeira categoria "Formação continuada e os saberes docentes" demonstrou que na política do programa os saberes experiências ocuparam um lugar importante e possibilitaram momentos de partilha de práticas, reflexão e aprendizagem. Na categoria "Marcas do PNAIC na prática pedagógica de professoras alfabetizadoras" evidenciou que as contribuições da formação do PNAIC para as práticas das professoras entrevistas foram variadas, tendo em vista que mudaram sua forma de avaliar, planejar, suas metodologias de trabalho e começaram a utilizar mais os jogos e os livros literários em sua prática docente. E na última categoria "Sistema de monitoramento e a lógica da regulação", apontou que a política do PNAIC está permeada pela lógica neoliberal, onde o professor tem seu trabalho docente regulado e monitorado, por ações e mecanismos de controle.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EducaçãoPolíticas públicasPolítica educacionalPrática docenteFormação continuada do professorPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC