Dissertação - Carlos Guillermo Mojica Velez

Práticas de educação popular para acesso a Universidade de Antioquia : estudo de caso Pré-vestibular Paulo Freire

Autor: Carlos Guillermo Mojica Velez (Currículo Lattes)

Resumo

O acesso à Universidade de Antioquia é parte da reprodução da desigualdade social em Medellín, Colômbia. Por isso, denunciam-se as barreiras que as juventudes pobres têm para ingressar no ensino superior, e como a Universidade em sua política é uma instituição meritocratica, neoliberal e massificada. Diante disso, é realizado um estudo de caso sobre as práticas educativas do Pré-vestibular Popular Paulo Freire em Medellín (Col), para fazer um estudo crítico à universidade e mostrar outras alternativas políticas e pedagógicas que se constroem a partir da educação popular e dos movimentos sociais. Aqui são destacados alguns princípios freirianos que têm orientado formas de organização do movimento estudantil pelo acesso, como o diálogo problematizador, a solidariedade, a esperança, a amizade na militância, à interdisciplinaridade, a leitura crítica do mundo, a arte e jogos. Tudo isso com base na educação popular, para concluir no sentido político que tem o acesso e a importância de potencializar o trabalho da juventude

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